Câmara Municipal editou agenda de eventos gastronómicos
A Câmara Municipal de Cantanhede acaba de editar a agenda anual dos eventos gastronómicos do concelho, uma espécie de roteiro datado sobre as iniciativas destinadas a promover as tradições culinárias locais. Trata-se de uma publicação em formato de bolso que foi apresentada no Salão Nobres dos Paços do Concelho, em 9 de março, no contexto de uma sessão em que houve oportunidade para degustar as receitas locais que servem de pretexto à realização das feiras de gastronomia.
Na apresentação participaram o presidente da Câmara Municipal, João Moura, a vice-presidente da autarquia, Helena Teodósio, o presidente da Assembleia Municipal, José Maia Gomes, e os vereadores Pedro Cardoso e Pedro Carrana, bem como o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, Pedro Machado, e o secretário da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Jorge Brito, além de presidentes de junta e representantes de várias entidades.
O enquadramento e contextualização da matéria da agenda esteve a cargo do vereador Pedro Cardoso, conjuntamente com o prestigiado chefe de cozinha Luís Lavrador, que na ocasião sublinhou “a qualidade e diversidade do programa proposto nesta fusão da terra com o mar, entre uma Bairrada com pratos mais elaborados e a Gândara rural”. Segundo o docente da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, “esta é uma boa forma de promover e divulgar uma gastronomia que tem que vir para a mesa dos restaurantes, pois temos todos muito a ganhar em recuperar e atualizar a cozinha tradicional para a oferecer a quem visita a região”.
Para o presidente da autarquia cantanhedense, “a agenda reflete a variedade da oferta gastronómica do concelho, dando conta de um vasto leque de oportunidades para degustar os produtos e sabores da Gândara, Bairrada e do Baixo Mondego no ambiente de festa que caracteriza estas feiras temáticas”. Segundo João Moura, “estamos perante uma edição da Câmara Municipal que traduz mais um incentivo a estas iniciativas promovidas ao longo do ano por associações e juntas de freguesia, de resto sempre com o apoio da autarquia”.
Por seu lado, o presidente da Entidade de Turismo do Centro, elogiou “o trabalho do Município de Cantanhede na sistematização informativa sobre os eventos gastronómicos” e deixou aos presentes “o desafio de avançarem com a criação de um evento sub-regional na área da gastronomia e do vinho que permita criar um novo posicionamento da oferta na região”. Segundo Pedro Machado, “a região está confrontada com o desafio de ultrapassar a sazonalidade, concentrada no Verão, e a estadia média de permanência dos turistas, que é de um dia, pelo que é importante avançar com uma programação da oferta sistematizada ao longo do ano e feita atempadamente para se dar a conhecer”.
Para Jorge Brito, secretário da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, “a gastronomia e vinhos tem uma dimensão estratégica para o setor do turismo e seria bom que outras autarquias seguissem este exemplo do Município de Cantanhede”. Segundo aquele responsável “esta é uma aposta que faz sentido reforçar explorando o potencial das tradições com abordagens inovadoras e a crescente qualificação da oferta”.
6.º Caça Sabores (11 de março)
XVII Feira do Bolo de Ançã (26 de março)
XIV Encontro Regional de Gaiteiros e Mostra Gastronómica (30 de abril)
IV Festival Gastronómico – Caldos, Caldinhos e outras Sopas (06 de maio)
IX Festival Gastronómico das Favas, Ourentã (12 a 14 de maio) . XIV Feira do Tremoço (27 a 29 de maio)
XV Feira do Vinho e da Gastronomia de Cordinhã (03 a 05 de junho)
VII Mostra Gastronómica do Caracol (09 a 11 de junho)
XI Sopas & Lavores – Concurso de Sopas e Mostra de Lavores (10 de junho)
IV Festival de Sopas e Bolo Mulato (16 a 18 de junho)
Tapas & Papas – XIX Feira de Gastronomia e Artesanato de Cantanhede (30 de junho a 2 de julho)
Folk Cantanhede - Semana Internacional de Folclore (08 a 15 de julho)
XXVII Expofacic – Exposição/Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede (27 de julho a 06 de agosto)
Festival do Leitão (próximo do 12 a 15 de agosto)
X Feira do Mel (18 a 20 de agosto)
III Festival da Sardinha Assada na Telha e da Batata Assada n’Areia (18 a 20 de agosto)
Festival Sopas & Pedras – VII Mostra Gastronómica de Portunhos e Outil (01 a 03 de setembro)
Festival Pica no Chão - III Mostra Gastronómica de Febres (1 a 3 de setembro)
V Feira do Pão e da Broa (08 a 10 de setembro)
IX Festival do Negalho da Bairrada (24 a 26 de outubro)
II Festival do Serrabulho à Moda da Bairrada (17 a 19 de novembro – a confirmar)
Autor:www.cantanhedeonline.pt Data:20-03-2017
UTILIDADES
Copyright 2007 | Junta de Freguesia de Vila de Febres | Todos os Direitos Reservados