Previsão do Tempo  
Previsão



      NOTÍCIA
Município de Cantanhede sensibiliza para a desobstrução de sargetas e linhas de água

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Cantanhede está a desenvolver uma campanha de sensibilização para incentivar os proprietários de terrenos adotarem medidas preventivas tendentes a facilitar a drenagem de águas pluviais e evitar situações de alagamento ou cheias.

A iniciativa repete-se todos os anos no início do Outono e visa alertar os munícipes para os problemas decorrentes do facto de nesta estação haver um aumento exponencial de resíduos e folhas de árvores que se depositam nas embocaduras dos sistemas de drenagem, o que, favorecendo a obstrução dos canais de escoamento de águas, tende a provocar prejuízos apreciáveis, além de poder gerar situações que coloquem em causa a situação de pessoas e bens.

Face a esta realidade que começa a acentuar-se nesta altura do ano, o apelo do Município de Cantanhede é no sentido de os proprietários atuarem de modo a criarem condições que evitem o risco de cheias e outros efeitos negativos associados ao aumento da pluviosidade. Para isso devem proceder à desobstrução dos sumidouros, valetas e outros canais de drenagem, removendo folhas, areias, pedras e resíduos aí depositados antes da época das chuvas. Por outro lado, cabe-lhes ainda verificar a funcionalidade dos sistemas de escoamento das águas pluviais dos quintais ou varandas e efetuar a limpeza de sarjetas, algerozes e caleiras dos telhados das habitações.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Cantanhede alerta ainda para o facto de, nos termos da Lei N.º 58/2005 de 29 de Dezembro, a limpeza, regularização e desobstrução do leito e margens de valetas e linhas de água ser uma obrigação dos proprietários confinantes, pelo que devem avaliar as condições de diques e eventuais situações de desmoronamentos das margens das linhas de água, atuando sempre que necessário para evitar obstruções ou estrangulamentos dos caudais.

Para informações adicionais, os interessados podem contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil por telefone (231 423 818), fax (231423 816) ou email (proteccao.civil@cm-cantanhede.pt)


Autor: Município de Cantanhede
Data: 12-10-2015





 
      UTILIDADES
AuriNegra

Jornal asBeiras

Jornal de Notécias

Campeéo das Provéncias

PéBLICO.PT

EXPRESSO

Jornal A BOLA

1000-x-1000

Portal do Cidadéo

Copyright 2007   |   Junta de Freguesia de Vila de Febres   |   Todos os Direitos Reservados
Estatisticas
Design: Sergio Vasco